Social Icons

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

REVOLTA: Operários da Toshiba ameaçam engenheiro que ordenou vítimas a trabalhar em torre perigosa


Chupinguaia: Após o desabamento de uma torre de transmissão de energia na zona rural de Chupinguaia, na manhã de hoje (15), provocando a morte de dois operários e deixando outro ferido, o clima é de revolta no canteiro da obra. Trabalhadores da Toshiba do Brasil, responsável pela execução do serviço, estariam ameaçando o engenheiro que autorizou o trabalho na plataforma, que estaria “condenada”.
A situação é tão tensa que os mais de 500 homens que trabalham no empreendimento temem dar qualquer informação e serem demitidos pela multinacional.
Os que falam sobre o episódio exigem que suas identidades sejam preservadas. Apesar da apreensão, há também “peões” que tiraram fotos dos mortos e estão sendo assediados para vender as imagens a veículos de comunicação.

A reportagem conversou com dois operários sobre a tragédia. Antes de contatá-los, a reportagem buscou informações oficiais junto á própria Toshiba. Em Cacoal, onde o escritório da empresa foi procurado primeiro, o responsável foi curto e grosso: “Não posso falar nada sobre isso”. O empregado, que se identificou como Melkisedeque, orientou a reportagem a acionar a matriz, em Curitiba. 

Na capital paranaense, porém, uma funcionária de nome Cristina Silva esclareceu que a Toshiba já tinha ciência do ocorrido, mas só se pronunciaria sobre o caso após analisar o ocorrido.

De acordo com os dois trabalhadores entrevistados pela página eletrônica (um pessoalmente, outro por telefone), um encarregado da firma com sede no Japão teria orientado os trabalhadores a não subirem na torre que acabou desabando. Já um engenheiro, cujo nome não foi revelado, teria determinado que o serviço prosseguisse.

Deu no que deu...





Fonte: folhadosulonline

Nenhum comentário: